segunda-feira, 20 de julho de 2009

Um exemplo a seguir: Preparar as gerações futuras para zelarem pelo seu futuro

Não resisti a fazer eco desta Rede Nacional de Ecoclubes que deveriam ter implementação obrigatória em cada município, em especial, no programa dos autarcas que queiram mostrar pelos seus actos que se preocupam com as gerações futuras.
Neste caso faço meu o dever de tentar divulgar e incentivar a extensão deste projecto aos municípios ribeirinhos do TEJO.
Será mais uma causa digna da minha dedicação.
Bem hajam todos os seus colaboradores.
"O projecto "jovens ambiente e cidadania na Região Norte" é um projecto da universidade Católica do Porto e visa o crescimento e fortalecimento da Rede Nacional de Ecoclubes.
De uma forma sucinta os Ecoclubes são grupos informais de jovens que vêm os problemas da sua localidade e os tentam resolver, são jovens activos nas questões do ambiente. Cada ecoclube tem um tema (agua, florestas e resíduos) de entre os que afectam mais o país e trabalha esse tema localmente, normalmente, ao nível da freguesia.
Todos os clubes estão em rede formando a Rede Nacional de Ecolcubes.
Este movimento tem vindo a crescer na região norte do país, mas trata-se de uma ideia que surgiu na Argentina, há 10 anos.
Ao nível de actividade, como exemplo, têm grupos que fazem acções de limpeza no rio da sua terra, acções porta a porta para falar de compostagem, limpeza de lixeiras clandestinas, vigilâncias florestais, hortas biológicas, entre muitas outras actividades.
Estão também a organizar, nos dias 3 e 4 de Outubro, no Porto, as 1ª Jornadas Nacionais Água,
um espaço de partilha e discussão sobre o estado da água em Portugal e a importância que a juventude pode ter nesta temática.Se quiserem participar a inscrição é gratuita. Mais informações no blog http://jovensambienteecidadania.wordpress.com, onde encontram o programa e a ficha de inscrição.

Sem comentários:

Enviar um comentário