sábado, 4 de julho de 2009

Reavivar a Causa: Transporte Ferroviário

O Transporte Ferroviário é determinante para garantir o direito de mobilidade do cidadão numa europa com mobilidade de circulação de pessoas. Por outro lado, importa descriminar positivamente as populações que se fixam em áreas urbanas do interior do país, incentivar a utilização de meios de transportes ecológicos e descongestionar as grandes áreas suburbanas do país.

A recomendação às entidades responsáveis foi de adopção da seguinte solução:
1º A determinação do custo do passe social por aplicação, em complementaridade, da Tarifa Geral de Transportes até aos 50 km e do escalão quilométrico apenas a partir dos 50 km, permitindo a equidade no preço do transporte suportado pelos utentes do passe suburbano e do passe regional. Convém precisar que o passe suburbano não permite a utilização de comboios inter-regionais inviabilizando a possibilidade de desdobramento dos passes de modo a alcançar a equidade necessária.
2º A inclusão do transporte intercidades no passe regional, sujeito a eventuais limitações em períodos de tráfego elevado (sexta-feira ou outras relevantes) de modo a evitar perdas de receita efectiva para o operador, que permita garantir uma maior rapidez nas deslocações sem custos adicionais significativos.

Vamos continuar a lutar por esta causa. Pelo direito a não pagar mais pelos mesmos percursos!!

Sem comentários:

Enviar um comentário