sexta-feira, 31 de julho de 2009

Insaciável

Insaciável: A crise da água na America e o que fazer (Unquenchable: America’s Water Crisis and What To Do About It), é o título da obra de Robert Glennon publicada em Abril pela Island Press, que esteve recentemente no Dailly Show de Jon Stewart, bem apresentada pela Americam Water Resources Association.
Esta obra aponta para a necessidade de agir sobre as novas procuras de água face à incapacidade da oferta para a satisfazer, por mais transvases ou melhor que seja a gestão de reservas que se faça.
E diz que quanto mais cedo se agir sobre a procura melhor!!
Recomendo vivamente a leitura deste livro ao conselheiro da Água da Região de Murcia, Antonio Cerdá.
"Robert Glennon capta a ironia e a tragédia da crise da água na América num livro que é simultaneamente assustador e cómico.
Da neve fabricada para os turistas em Atlanta até aos bilhões de galões de água despejada na sanita em cada ano. Insaciável revela as extravagâncias e ineficiências quotidianas que estão a secar a nação.
A catástrofe iminente permanece oculto enquanto o governo desvia reservas de uma zona para outra para manter a água a correr nas torneiras. Mas, quanto mais cedo melhor, esta gestão de reservas chegará ao fim.
E quando isso acontecer, a escassez irá ameaçar não apenas o ambiente, mas todos os aspectos da vida dos americanos: enfrentarão o fecho das centrais produtoras de energia e os trabalhadores desempregados, bem como os pesqueiros dizimados e a água contaminada.
Não podemos resolver este problema com as soluções habituais ou esquemas simples de reboque de icebergues do Alaska.
De fato, as novas procuras de água, nomeadamente, a enorme quantidade necessária para a produção de etanol e energia, só irá agravar a crise.
A América tem de fazer escolhas difíceis, e as respostas de Glennon são polémicas. Propõe soluções com base no mercado que valorizem a água tanto como uma mercadoria e como um direito humano fundamental.
Uma verdade percorre "Insaciável": apenas quando reconhecermos o valor da água é que vamos começar a conservá-la." Iceland Press

Sem comentários:

Enviar um comentário