quarta-feira, 22 de setembro de 2010

NOVO LOGÓTIPO DA REDE DO TEJO

A Rede de Cidadania por uma Nova Cultura da Água no Tajo/Tejo e seus afluentes ou, simplificadamente, Rede do Tejo ou Red del Tajo, é uma rede que visa ligar as diversas comunidades da bacia do Tejo, congregando todas as organizações e os cidadãos da referida Bacia, trocando experiências e informação, para que se consolidem e amplifiquem as distintas actuações de organização e mobilização social.
A ideia desta plataforma surgiu nas Jornadas "Por um Tejo Vivo", celebradas em Talavera de la Reina (Toledo) nos dias 20 a 22 de Abril de 2007. Nela se inscreveram grupos e movimentos de cidadãos da bacia do Tejo, desde a nascente até à foz em Portugal.
Objectivos:
Caudais ecológicos verdadeiros e efectivos: Com base em estudos relevantes, que sejam capazes de manter e restaurar a vida no rio e seus afluentes
Qualidade: Implementação de todos os instrumentos e medidas para erradicar a poluição urbana proveniente de núcleos urbanos, como de efluentes difusos, sem esquecer o impacto negativo que a redução drástica dos caudais têm na manutenção da qualidade da água.
Prevenção, valorização e restauro do património cultural e ambiental ligado aos rios da bacia, para além de realizar acções para garantir a qualidade e quantidade da água do rio e seus afluentes.
Resultado do concurso para a concepção
do novo logótipo da Rede do Tejo
LOGÓTIPO VENCEDOR

Versão Portuguesa                                         Versão Espanhola
O rio vive quando em movimento, quando “ é livre", sem ser estancado por barragens, e quando não o poluem. Com este logo quer-se transmitir a vida, movimento e pureza através de uma imagem dinâmica, com movimento, cores puras e vivas da água (azul), além disso é uma imagem que nos inspira a água, como uma poça de água, um rio movimento, uma corrente...
A tipografia é simples, em sans-serif e algo redonda, que inspira modernidade, limpeza, simplicidade, e que cria um logótipo moderno. A palavra "Tejo" tem a mesma cor que a imagem, uma vez que esta palavra se refere ao próprio rio que é água, para fazer uma referência directa e clara, no entanto, para a diferenciar do resto do logótipo, a tipografia é de outra cor azul mais escura.
FINALISTAS
    Verónica Martín Hernández                        Paulo Passos 
A imagem do símbolo do logótipo representa
a vida do Tejo. Tento transmitir através de
formas simples, tais como três gotas de agua,
a importânciado rio e que devemos protegê-lo
para o bem do nosso futuro.
Estas três gotas de uma forma simbólica de
uma pessoa (simbolizando a vida) que nos
cumprimenta e ao mesmotempo nos chama
para que o ajudemos a conseguir um
Tejo limpo e seguro.
SEMIFINALISTAS
      Pedro Regadas                          Ana Valente      
              http://pedroregadas.frequale.com/
A imagem gráfica representa a união de duas formas. As formas diagonais e com movimento representam a natureza e a água. Ambos as partes se cruzam e se sobrepõem para criar uma unidade. 
O logótipo representa os valores de união, defesa e força que a plataforma "Rede do Tejo” pretende transmitir aos cidadãos.
A todos os participantes, os nossos mais sinceros agradecimentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário