terça-feira, 21 de setembro de 2010

FESTA DA ÁGUA DO TEJO - 25 DE SETEMBRO DE 2010 - VILA NOVA DA BARQUINHA

A "FESTA DA ÁGUA DO TEJO" irá realizar-se dia 25 de Setembro de 2010, em Vila Nova da Barquinha, por iniciativa do proTEJO - Movimento Pelo Tejo, da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha e da Rede de Cidadania por Uma Nova Cultura da Água do Tejo/Tajo, contando com o apoio da EcoCartaxo e da United Photo Press.
Apesar dos passos dados na consciencialização da população da bacia do Tejo, e mesmo nacional, para a reflexão sobre as questões da gestão da água, e na sua participação no movimento de cidadania em defesa do Tejo, ficamos sempre com a sensação de que é necessário fazer mais e melhor.
Fazer mais sensibilizando e envolvendo as populações para os problemas do rio Tejo e seus afluentes, fazer melhor envolvendo a comunidade académica e científica na procura das melhores soluções para as imensas pressões e sobre exploração a que este rio se encontra sujeito.
Esta é a razão de ser da Festa da Água do Tejo, a realizar a 25 de Setembro em Vila Nova da Barquinha, que pretende conjugar uma vertente científica e lúdica envolvendo simultaneamente no desígnio de “proteger o rio, preservar a água” a criação cultural das populações locais no domínio da fotografia, pintura, poesia e musica, e os contributos das soluções identificadas pela comunidade académica e científica.
O sucesso em alcançar este desígnio depende da participação das populações locais, da comunidade académica e científica e dos governantes locais e nacionais, mas acima de tudo daqueles que gostam e que vivem os seus rios todos os dias.
A Festa da Água do Tejo é portanto o nosso contributo para transmitir às populações locais o conhecimento da verdade científica das soluções para os problemas do rio Tejo.
As expectativas são que a FESTA DA ÁGUA DO TEJO seja um sucesso visto que sentimos já uma grande aderência da população e da comunidade cientifica ao evento que foi programado que inclui as jornadas cientificas, ateliê de pintura, concurso de fotografia, poesia e música em estreita ligação com o rio Tejo.
As jornadas cientificas integram as principais personalidades que conhecem a bacia do Tejo e que podem contribuir para uma reflexão e discussão sobre os seus problemas e as medidas para os resolver, que ocorrerá numa mesa redonda de duas horas após a exposição dos painéis sobre sedimentação, poluição, requalificação e sobre - exploração da água do Tejo.
Os fotógrafos viraram a sua objectiva para o rio Tejo e participaram com grande entusiasmo neste 1º Concurso de Fotografia proTEJO "Proteger o rio, preservar a água", estando a concorrer 28 fotógrafos com 84 fotografias sobre este tema.
O Júri do concurso reunido no dia 19 de Setembro de 2010 decidiu atribuir 8 prémios e 1 menção honrosa a uma das melhores fotografias a concurso, mas não sendo directa no tema solicitado.
O concurso tem como principal objectivo a busca valorativa da fotografia enquanto forma de expressão artística e estímulo da criatividade daqueles que se dedicam ao prazer de captar imagens, bem como sensibilizar a população para as questões ambientais associadas ao rio Tejo e seus afluentes.
Decorreu no dia 18 de Setembro, o ateliê de pintura contando com cerca de 17 pintores que executaram as suas obras sobre o rio Tejo à beira-rio, com uma interessante interacção com a população local, e no dia 19 de Setembro uma sessão de acabamentos em ateliê aberto ao público.
As expectativas para a festa são assim boas e esperemos que as populações ribeirinhas festejem connosco.

Cartaz Internet e Impressão PARTE A / PARTE B

Sem comentários:

Enviar um comentário