sexta-feira, 17 de setembro de 2010

AZAMBUJA FORMALIZOU ADESÃO E ACORDA PARCERIA NO EVENTO IBÉRICO "V JORNADAS POR UM TEJO VIVO"

O município de Azambuja já formalizou a sua adesão ao proTEJO e e acordou a realização do evento ibérico “V Jornadas Por Um Tejo Vivo” de 13 e 15 de Maio de 2011, no Concelho de Azambuja, em resultado das negociações comunicadas pelo  jornal "O Mirante".
As V Jornadas “Por Um Tejo Vivo” serão realizadas em Portugal, pela primeira vez, de 13 a 15 de Maio de 2011, acolhendo como participantes os representantes de mais de 100 organizações de cidadãos e ecologistas de Espanha e Portugal, reunidas na Rede de Cidadania por Uma Nova Cultura da Água no Tejo/Tajo.
Será um momento crucial para o Tejo/ Tajo e seus afluentes visto que em 2011 serão finalizados e publicados os Planos de Gestão da Região Hidrográfica do Tejo, em Portugal e em Espanha, que contêm as directrizes de gestão e utilização da bacia do Tejo até 2015.
Este plano inclui temas chave como o regime de caudais ambientais, os objectivos quanto ao estado ecológico das águas, as procuras em cada subsistem da bacia em função dos usos identificados, as medidas para alcançar os objectivos estabelecidos, etc.
Os processos de participação pública no novo plano da bacia têm sido insuficientes e importa destacar as pressões existentes para a manutenção dos transvases da bacia do Tejo para a bacia do Segura e Guadiana, assim como o estudo da viabilidade de novos transvases a realizar desde a Estremadura no Médio Tejo espanhol, que condicionam a gestão do rio.
Por tudo isto as V Jornadas Por Um Tejo Vivo apresentam-se como uma oportunidade única para que os cidadãos do Tejo / Tajo analisem conjuntamente os novos Planos de Gestão da Região Hidrográfica avaliando a forma como abordam os problemas que existem no rio Tejo/ Tajo e seus afluentes e elaborem propostas sólidas de alternativas de gestão que permitam a recuperação do rio e dos seus territórios.

Sem comentários:

Enviar um comentário