domingo, 11 de julho de 2010

MEIA CENTENA DE PESSOAS MERGULHARAM PELO RIO TEJO NA PRAIA DO ALAMAL

O “Big Jump” foi organizado pelo proTEJO – Movimento pelo Tejo, e pela Liga para a Proteção da Natureza (LPN), com o apoio do municipio do Gavião, e incluiu diversas ações nas principais bacias hidrográficas europeias, como a organização de um “Mergulho no Rio”, em paralelo com eventos educativos sobre o tema da qualidade da água ou da recuperação dos rios e cursos de água.
O mergulho colectivo, que em 2005 decorreu no rio Alviela e este ano no rio Tejo, na zona do Alamal, praia fluvial que ostenta o galardão Bandeira Azul, procurou chamar a atenção das entidades responsáveis e sensibilizar as populações para que se alcance o objectivo delineado na Lei Quadro da água, com águas de boa qualidade e em quantidade até 2015, para usufruto das populações.
A iniciativa, que decorre de cinco em cinco anos e em que todos os cidadãos da Europa que amam os seus rios mergulham em todos os cursos de água europeus no mesmo dia e à mesma hora, visa reaproximar as pessoas dos seus rios, uma ligação forte e elemento essencial para ganhar o apoio popular para o grande esforço de reabilitação dos rios e zonas húmidas Europeias, no âmbito do projecto expresso na Diretiva Quadro da Água da Comunidade Europeia.
Neste mergulho colectivo do Dia Europeu do Mergulho nos Rios participaram cerca de 50 pessoas, mergulhando em simultâneo na praia fluvial do Alamal, em Gavião, com o objectivo de alertar para a necessidade de uma boa qualidade das águas.
Constata-se contudo que a Convenção de Albufeira tem vindo a ser alvo sistemático de incumprimento com a qualidade das águas a serem directamente afectadas pela falta de quantidade.
“O Big Jump” decorreu este ano em Gavião por esta praia ilustrar bem a relação directa da falta de quantidade com a qualidade das águas visto que nos anos em que tem havido incumprimento da Convenção, a praia fluvial do Alamal perde a Bandeira Azul.
Foi assim nos anos hidrográficos de 2004/2005, 2005/2006 e em 2008/2009, com a redução dos caudais a terem influência negativa directa na qualidade destas águas, uma vez que a praia perdeu sempre a Bandeira Azul, afirmou.
Tendo a praia do Alamala recuperado a sua Bandeira Azul resolvemos celebrar a aproximação das pessoas aos rios, para que estes estejam cada vez mais vivos e mais vividos e que, em 2015, o movimento esteja mais forte e tenhamos mais zonas ribeirinhas onde mergulhar de forma colectiva e despreocupada.
Esta iniciativa é também um apelo às entidades governamentais e comunidades em geral, no sentido de preservarem e devolverem às populações rios saudáveis e com águas de qualidade, sendo o objectivo que, em 2015, ano em que voltará a realizar a iniciativa, seja possível mergulhar em todas as grandes bacias hidrográficas europeias ou nos trechos em que a boa qualidade das águas tenha sido atingida.
Deixamos aqui uma nota de agradecimento ao Munícipio e ao corpo de Bombeiros do Gavião que proporcionaram todas as condições de utilização e de segurança à realização do evento.
Bem hajam!

Sem comentários:

Enviar um comentário